quarta-feira, setembro 24, 2014

Curry de kofta bovino com arroz e ervilhas e enlouquecendo com livros de receita

English version

Beef kofta curry with fluffy rice and peas / Curry de kofta bovino com arroz e ervilha

Setembro é um mês ótimo: a primavera chega por aqui trazendo flores e deixando a cidade mais bonita e, no caso de São Paulo, também traz a tão esperada chuva (seja boazinha conosco, Mãe Natureza, por favor, já que infelizmente esse governador cretino será reeleito e eu não gostaria de ficar dias sem tomar banho). Também é época do lançamento de um montão de livros de receita nos EUA, a Amazon fica recheada de novidades e isso me deixa tensa, pois por mais que eu fique dizendo a mim mesma que já tenho livros demais e que não preciso de mais eu sei que não soo muito convincente. :)

Fiquei de olho em vários lançamentos por um bom tempo e já estava em uma situação complicada por não saber quais escolheria para comprar, e para piorar as coisas Jamie Oliver tem um livro novo, também. Ô céus. :S

Minha avó, que é uma versão em carne e osso da Palmirevil, me diria para parar com esse “fogo no rabo” de comprar tanto livro porque logo, logo não vou ter mais onde guardá-los. :D

Enquanto decido se compro ou não "Comfort Food", vou usando os livros do Jamie que já tenho, pois os danados são bem bons. Estas koftas saíram do delicioso "Jamie's 15-Minute Meals", um livro que eu deveria mesmo usar mais vezes, pois é cheinho de coisas gostosas.

Adaptei um pouquinho a receita para usar curry em pó no lugar da pasta de curry (que eu não tinha) e também para usar lentilhas comuns em vez das super caras (pelo menos aqui) lentilhas puy que a receita original pedia. Com tais “adaptações” economizei um dinheirinho, usei os ingredientes que já tinha em casa e no final a comida ficou uma delícia – e o marido ainda comeu lentilha, o que foi a verdadeira vitória aqui. :D

Curry de kofta bovino com arroz e ervilhas
um pouco adaptados do fantástico Jamie's 15-Minute Meals

100g de lentilhas cozidas e drenadas
300g de carne bovina moída magra
1 dente de alho grande, amassado e picadinho
1 colher (chá) cheia de garam masala
½ colher (chá) generosa de sal
pimenta do reino moída na hora
azeite de oliva
2 tomates maduros
2 colheres (chá) de gengibre fresco ralado
2 cebolinhas, parte branca apenas
½ pimenta vermelha – se não quiser o prato muito ardido, retire as sementes
1 colher (chá) de cúrcuma em pó
1 colher (chá) de mel
2 colheres (chá) de curry em pó
100ml de leite de coco
1 punhado de folhas de salsinha

Para o arroz:
1 colher (chá) de azeite de oliva
½ cebola, bem picadinha
1 caneca (chá) de arroz basmati
2 bagas de cardamomo
sal
150g de ervilhas congeladas

Em uma tigela, junte as lentilhas, a carne, o alho, o garam masala, o sal e a pimenta e misture com as mãos limpas e secas, esmagando levemente para que as lentilhas adiram à carne. Divida a mistura ao meio, e ao meio mais duas vezes, para obter 8 porções, e molde cada uma delas como uma croquete gorducho. Coloque-os em uma frigideira antiaderente em fogo médio-alto, regue com ½ colher (sopa) de azeite e frite, virando, até que dourem de todos os lados.

No liquidificador ou processador, junte os tomates, o gengibre, as cebolinhas, a pimenta, a cúrcuma, o mel, o curry e o leite de coco e bata até combinar. Despeje sobre as koftas, deixe levantar fervura, abaixe o fogo e cozinhe por alguns minutos. Tempere a gosto.

Arroz: em uma panela média, em fogo alto, aqueça o azeite. Junte a cebola e refogue até ficar transparente. Junte o arroz e misture. Adicione o sal e o cardamomo, seguidos de 2 canecas de água fervente, tampe e abaixe o fogo. Cozinhe até o arroz ficar soltinho. Adicione as ervilhas, misture com um garfo, tampe novamente e cozinhe por mais 2-3 minutos, para cozinhar as ervilhas. Retire do fogo.

Polvilhe as koftas com a salsinha e sirva com o arroz.

Rend.: 4 porções

4 comentários:

Sabrina Romano disse...

vou fazer isso amanhã; que maravilha esse molhinho depois que elas douram! :D

Patricia Luck disse...

Sou fã eterna do Jamie Oliver, e vi o programa onde ele fez esses koftas. Corri para o livro e até comprei as lentilhas, mas ainda não me animei a fazer. Está na lista, ainda mais pelo fato de que meus filhos não comem lentilha em caldo de jeito nenhum ¬¬...
Sabendo que vc fez e gostou, é um motivo a mais para usar meu precioso garam masala.
Obrigada!

Adrina disse...

Eu tenho 4 livros do Jamie e quero esse de 15 minutos. As receitas dele, para mim que ainda não tenho seu nível de cozinha (rs), são a maioria possíveis de fazer. Essa receita eu quero fazer em breve. Beijo!

Ana Elisa Granziera disse...

Minha irmã, que nunca cozinha chamou a gente pra almoçar e preparou pra família inteira uma refeição do 30 minute meals. Menina, ficou uma delícia. Quase comprei os livros pra mim, mas acabei deixando quieto, pois como você, também estou beirando o entulho de livros aqui em casa. ;)

bjs