segunda-feira, julho 27, 2009

Sobremesa cítrica deliciosa

English version

Citrus delicious pudding / Sobremesa cítrica deliciosa

Tenho uma nova obsessão: sobremesas deliciosas e preparadas-num-piscar-de-olhos que se transformam dentro do forno – duas texturas diferentes em um só prato.
Tudo começou com a sobremesa de banana do Bill e no final de semana passado provei a sobremesa cítrica da Donna Hay: metade do doce fica como um bolo e a outra metade parece um pudim. Tão, tão bom.

Algo me diz que vou amar esta receita da Nigella – e certamente não vou esperar pelo Natal para fazê-la. :D

Citrus delicious pudding / Sobremesa cítrica deliciosa

Sobremesa cítrica deliciosa
da Donna Hay magazine

- xícara medidora de 240ml

6 ½ colheres (sopa) (91g) de manteiga sem sal, amolecida
2 ½ xícaras + 2 ½ colheres (sopa) (330g) de açúcar refinado
1 ½ xícaras + 1 colher (sopa) - 375ml – de leite
3 ovos
¼ xícara (60ml) de suco de limão
¼ xícara (60ml) de suco de limão siciliano
½ xícara (70g) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
raspas da casca de 1 laranja grande
açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Coloque a manteiga, o açúcar, o leite, os ovos, os sucos de limão e limão siciliano, a farinha, o fermento e as raspas de laranja no processador de alimentos e bata até obter uma massa homogênea – tentei bater na Kitchen Aid mas não deu certo, pois a manteiga não se misturava aos outros ingredientes; usei então o mixer diretamente na tigela e funcionou.
Despeje numa tigela refratária com capacidade para 5 xícaras (1,2 litros) e asse por 1 hora ou até dourar.
Polvilhe com açúcar de confeiteiro para servir (esqueci).

Rend.: 6 porções

Citrus delicious pudding / Sobremesa cítrica deliciosa

25 comentários:

SoraiaSilva disse...

Uiii.. mas que aspecto delicioso tem essa sobremesa!
Parece estar mesmo boa ;)

Vânia Costa disse...

Patricia,

Ficou delicioso! Tem um aspecto fantástico... E eu também sou perdida por esse tipo de sobremesas... A sua consistência é encantadora!

Beijinho*

Gina disse...

Patrícia, quando vejo qualquer receita cítrica fico querendo experimentar logo. Só pelos ingredientes tenho certeza que estava muito boa essa sobremesa.
Bjs.

Unknown disse...

olá, comecei a fazer suas receitas e estou adorando. Posso bater essa massa na batedeira? obrigada e parabens pelo blog.

laila radice disse...

ai ai ... q delicia!!!

Lílian disse...

Eba, me tornarei adepta também!

ameixa seca disse...

Adoro os doces com essa textura :) E com o saborzinho do limão é uma delícia!

Tânia disse...

Estou na onda dos citricos (ganhei sicilianos enormes do pomar do meu irmão) e só de ver a foto desta sobremesa salivei!
Amanhã ela não me escapa!
Bjs

® disse...

Uia!!
Gostei purdimais!!!=)
Tb gosto da mistura de texturas...e o gostin do limão dêxa tudibão!!!

Um bejim,
da Vinni

Flavia D. disse...

Oi Patrícia, tudo bem?
Essa sobremesa está com uma aparência incrível mesmo...só aumentou a minha vontade louca de comer um doce nesse friozinho de hoje.
Patrícia, queria te dizer que já faz um tempinho que acompanho o seu blog e sou apaixonada pelas suas receitas e pelo capricho com o qual vc posta tudo. Bom, tomei coragem e criei um blog pra mim tb. Adoraria que você passasse por lá pra dar uma olhadinha...e me dar uns toques, se possível.
É isso, parabéns pelo seu trabalho...fico sempre de água na boca.

Abraços,

Flavia.

Anônimo disse...

Oi Pati...
Nao estava comentando pq estou um pouco gripadinha...acho q esta receita citrica vai me curar nean?rs
Mari T

Anônimo disse...

Pati...eu de novo...acabei de ver o video da Nigella!!! Faça, faça, faça!!!rs Ajude a gente traduzir a receita!Peloamordedeus!rs...parece delicioso!!!
Mari T

Célia disse...

Não tenho processador,posso fazer no liquidificador(ou batedeira)?
Como faço para ver o tais videos da nigella,por enquanto só vi à venda o livro.
Beijinhos para todas em especial para Pati
Célia

Fla disse...

Poxa deve ser delicioso.
Pena que eu tenha tanta dificuldade em achar limão siciliano por aqui...um saco isso.
Bjs
fla

Anônimo disse...

Patrícia, adorei seu blog!
Você pode por favor me dizer qual máquina fotográfica voce usa? Qual a marca, quantos megapixels? As fotos são profissionais de tão lindas.
Pode responder pelos comentários mesmo.

OBRIGADA, QUERIDA!

Patricia Scarpin disse...

Soraia, obrigada!

Vânia, viciei nessas sobremesas. :)
Obrigada, um beijo!

Gina, eu também sou assim, se tem limão ou laranja quero fazer na hora. :D
Beijo e obrigada!

Marcela, eu expliquei na receita que na batedeira não deu certo, dê uma olhadinha, por favor.

Laila, obrigada!

Lílian, oba! :D

Ameixa, limão deixa tudo mais gostoso, né? :D

Tânia, limões sicilianos direto do pé, que delícia!
Me conta depois?
Beijoca!

Vinni, obrigada!

Tatinha, obrigada pela visita e pelo comentário - faltou você me deixar o seu link! :D
Beijo!

Mari T, tá melhor? Espero que sim!
E pode deixar que a receita da Nigella não me escapa. :D
Beijo!

Célia, expliquei na receita que na batedeira não dá certo, dê uma olhadinha, por favor.
Os vídeos estão no You Tube, é só procurar.

Fla, use o verdinho, acho que vai ficar ótimo também!
Beijo!

Anônimo, desde o início do blog até o início de junho eu usei uma Sony Cybershot 7.2 megapixels; de lá pra cá, uma Nikon D40.

Juliana Sato disse...

Oi Patrícia!!!
Vi sua receita e fiquei louca para fazer pra um jantar de amigos amanhã... Só ficou uma dúvida: Vc serviu ela quente, logo que saiu do forno, fria ou pos na geladeira antes??
Obrigada!
Juliana

Patricia Scarpin disse...

Ju, querida, dá para servir dos dois jeitos (eu provei dos dois e ficam ótimos). O que vai mudar é a textura da parte inferior, que quente fica mais cremosa.
Beijos e espero que goste!

Anônimo disse...

Patricia,

Receita supimpa! Fiz ontem à tarde e foi um sucesso (sim, 'foi' porque acabou ontem mesmo). Agradeço também por ter me ajudado lá na receita dos seus Snickerdoodles de laranja, Zeus! como eu sou distraída...

Bye,
Val.

Patricia Scarpin disse...

Oi, Val! Tudo bem?
Adorei saber que você gostou - obrigada por vir me contar!
Um beijo!

Jux disse...

Srta Pat Scarpin!
Sou sua fã há milhões de tempos e hoje, finalmente, além de postar um humilde comentário, tornei realidade na minha cozinha fofa essa delícia cítrica!!!
Minha forma refratrária não era lá muito grande, enton dividi em duas porçoes: uma grande e uma pequenucha. Meus sogros vieram jantar com a gente hoje (fiz macarrão caseiro yeah) e, como eles tinham compromisso, não puderam esperar a sobremesa BUT levaram a pequenucha, seduzidos pelo aroma dos citrus!
Como sou terrivelmente insubordinada às vezes, acabo sempre dando uns pitacos nas receitas e nesse doce caso, diminui um pouco o açucar e polvilhei com farofa de amendoas (para dar um croc croc suave)!!! Fora essas minúsculas "perversões" da minha parte, tua receita é WUNDERBAR (maravilhosa auf Deutsch)! Mil beijukkas e continue assim, linda e talentosa, inspirandos pessoas!!!
(Ahhh desculpe, sei que vc é casadíssima, mas gosto de chamar todas as mulheres de Senhorita - pq elas sempre tem uma menina a sorrir nos olhos!!!)

Patricia Scarpin disse...

Oi, Srta. Jux!! ;)
Quanta honra em ver a receitinha aqui do blog sendo servida aos sogros! Fiquei super feliz sabendo que deu tudo certo e que você gostou!
Amei o toque de amêndoas - ótima idéia!
Um beijo e obrigada por compartilhar comigo a sua aventura com a receita!
xx

Camila disse...

Olá! Parece ótima. Mas fiquei em dúvida se deve ser servida quente ou fria... Obrigada!

Patricia Scarpin disse...

Camila, vc pode servir dos dois jeitos! Eu particularmente gosto mais morninha.

Unknown disse...

Serve quentinho? Já provou frio?