quarta-feira, junho 03, 2009

Sorvete de creme brulée

English version

Creme brulée ice cream / Sorvete de creme brulée

Sopa num dia, sorvete no outro... Não, meu blog não está passando por uma fase Dr. Jekyll/Mr. Hyde, juro! :)
Apesar do frio todo que está fazendo aqui em São Paulo hoje (9ºC!!) eu tinha que dividir esta receita com vocês – o sorvete é tão bom que não daria para esperar por um dia de calor para postá-lo.

Creme brulée ice cream / Sorvete de creme brulée

Sorvete de creme brulée
da Donna Hay magazine

- xícara medidora de 240ml

Creme:
1 xícara (240ml) de leite integral
2 xícaras (480ml) de creme de leite fresco
1 colher (chá) de extrato de baunilha
6 gemas
2/3 xícara + 1 colher (sopa) - 145g – de açúcar refinado

Caramelo:
1 xícara (200g) de açúcar refinado

Prepare o creme inglês: junte o leite, o creme de leite e a baunilha numa panela e leve ao fogo médio até começar a ferver. Coloque as gemas e o açúcar numa tigela e bata até obter um creme. Aos poucos, acrescente a mistura de leite quente às gemas batidas, misturando sem parar. Despeje toda a mistura de volta na panela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre com uma colher de pau, até obter uma espécie de mingau – a temperatura do creme deve ser de 76 a 79ºC e ele deve cobrir as costas da colher de pau. Não deixe ferver.
Coe a mistura numa peneira fina direto para uma tigela de metal, deixe esfriar e então leve à geladeira por no mínimo 4 horas.

Agora, o caramelo: coloque metade do açúcar numa panelinha e leve ao fogo baixo até começar a caramelizar. Junte o açúcar restante, misture com uma colher de pau e deixe terminar de formar um caramelo. Ao dourar, despeje num pedaço de papel alumínio sobre a pia ou uma assadeira grande e reserve até esfriar completamente. Use um rolo de massas para quebrar a placa de caramelo em pedacinhos. Reserve.
Leve o creme à sua sorveteira, seguindo as instruções do fabricante. Transfira o sorvete para um pote hermético, misture os pedacinhos de caramelo e deixe no freezer até firmar, pelo menos 4 horas.

Rend.: 4 porções

Creme brulée ice cream / Sorvete de creme brulée

25 comentários:

p* disse...

creme brulée??!!creme brulée?! Hum.... compro algumas vezes um dos meus gelados (sorvetes) preferidos http://www.ola.pt/pt_pt/products/viennetta/viennetta1/118/default.aspx
adoro, babo por ele. Mas agora tenho a receita caseira? Nem quero acreditar! ;) Muito obrigada!! :D
Bjinhos *

Veggie disse...

tks pelo apoio :)

bio_geo_esds@ disse...

Ainda bem que não esperaste por um dia de calor aí, porque assim posso nestes dias de calor aqui, experimentar esta tentação demoníaca.
Obrigado e está lindo.

Letrícia disse...

Eu vi de relance a foto desse sorvete no Tastespotting e pensei "quem será a mente criminosa capaz de juntar essas duas tentações?". Só podia ser você :-)

Tá maravilhoso, Pat.

Beijos!

Andrea Dohashi disse...

Preciso comentar alguma coisa?
Quando penso que vou parar por uns dias de copiar receitas de seu blog, lá vem você com esssa delícia?
Já está na listinha, rs
Beijinhos

Sarah disse...

Paty, divinoooooooo!!! Simplesmente divino!!!
Bjos

Bokwus disse...

Hum..... delicia! Aqui com mais de 35ºc sabia bem ;)

Marcia disse...

Oi, Patricia! Tudo bem? O sorvete está com uma cara ótima. Qual é a marca da sua sorveteira? Bjs.

Mari disse...

Pat, quando eu acho que já vi de tudo nessa vida, vc aparece com uma delícia capaz de me fazer ficar salivando e sonhando... menina, você não existe!!! Mesmo com esse frio todo, comeria um potão desse sorvete sem a menor culpa.
E as fotos, meu Deus??? Nem comento, para não parecer vitrola quebrada.... rs
Super beijo

Mari

cucchiaiopieno.com.br disse...

Cara Patricia, nem aqui na Italia eu nunca vi sorvete de creme brulée, mamma mia adorei! Bjim
Léia

Flor de Sal disse...

Olá Patrícia!
Eu cá como gelados esteja calor ou frio. Adoro todos os gelados. Esse aí da foto, bem, nem sei o que dizer ... é só dar uma olhada nos ingredientes para ter a certeza que é uma delícia! Bjnhos

ameixa seca disse...

O meu sabor preferido de gelado é caramelo e esses pedacinhos crocantes lá pelo meio devem ficar surpreendentes. Eu sou daquelas que prefere gelado no friozinho :)

Karina disse...

Hummm, nunca fiz creme brulee, quanto mais sorvete de creme brulee, dona Patrícia sempre inovando e ensinando receitas maravilhosas. Obrigada querida.. bjos

Eduardo Luz disse...

Nem médico, nem monstro!
O sorvete e as fotos estão demais.
A Mil Frutas faz um sorvete de creme brulée, mas o teu está com uma bela aparência.
Abs.

Fabi disse...

Pat, realmente com esse frio não dá pra pensar em sorvete, mas esse de creme brulée está demais!!! Eu preciso de uma sorveteira! Bjos!

Olguinha disse...

Eu passei por aqui e fiquei de boca aberta!! que maravilha!! Creme brullé?? Que bommmmmm

Olguinha disse...

Eu passei por aqui e fiquei de boca aberta!! que maravilha!! Creme brullé?? Que bommmmmm

Patricia Scarpin disse...

Paula, não quero me gabar mas sorvete caseiro dá de dez a zero nos indrustrializados... :)
Obrigada, um beijo!

Ivan, querido, não é nada. :)

Pão, Bolos..., espero que goste! Obrigada pelo comentário!

Lê, morro de rir contigo, querida. :)
Tks, beijos!

Andrea, que bom! Fico feliz!
Beijoca!

Sarinha, obrigada! :D
Beijo!

Bokwus, corra lá fazer a receita. :D

Marcia, tudo, querida, e vc! Quanto tempo! A minha sorveteira é a da Hamilton Beach.
Beijão!

Mari, agora você já tem a sorveteira, sei que vai preparar muitas delícias!
Beijoca!

Léia, grazie! :)

Flor de Sal, a minha mãe era assim, comia sorvete com frio e tudo. :)
Obrigada e um beijo!

Ameixa, eu amo qualquer coisa com caramelo. :)
Obrigada!

Maria, querida, obrigada a você!
Beijo grande!

Edu, que bom que gostou, obrigada!
Não conheço a Mil Frutas, sabia?
Um abraço!

Fabi, eu não vivo mais sem a minha. :)

Olguinha, que bom, obrigada! Espero que volte mais vezes!

Unknown disse...

Ai Pat,

Dieta não combina com seu blog, não dá...
Passo mal..rs

Beijão!

Anônimo disse...

Oi, Patrícia, tudo bem?
Eu acompanho o seu blog há um tempo, só vendo as coisas sensacionais que você faz. Adoro. Queria te fazer uma pergunta, se não for muita intromissão: qual a marca de creme de leite fresco que você usa nos sorvetes? Eu usei uma, mas ela tem um gosto tão forte que dominou o sorvete...
Parabéns pelo blog - é lindamente delicado, além de tudo.
Um beijo,
Marina

Patricia Scarpin disse...

Oi, Marina! Tudo bem, sim, e com você?
Geralmente uso o creme de leite da Vigor ou da Fazenda Bela Vista, mas já comprei da marca Salute e Tirolês, também.
Boa sorte!
Um beijo e obrigada pelos elogios todos!

José Carrilho (Go Detail) disse...

Olá,

Tem um aspecto delicioso.
Diz-me uma coisa, não deveria de ser chamado de gelado em vez de sorvete, devido à sua composição ?
Apesar de não ter conhecimentos sobre a matéria em questão, tinha a ideia de que sorvete seria uma versão em que um sumo entra em mais quantidade.
Tal como por exemplo a Haagen Dazs tem os "ice cream" e os "sorbet".

Cumprimentos,

José

Patricia Scarpin disse...

José, tudo bem?
Os sorbets geralmente não levam creme de leite. Este aqui é um sorvete, sim. Talvez em Portugal a nomenclatura seja diferente daqui.

Ana disse...

Patrícia menina,q. perdição essa receita!Amo sorvete,de tudo...
Parabéns,achei seu blog por acaso e já linquei vc.,seu blog é 1000!
Boa semana p/ vc.


Ana.

Priscila Beneducci disse...

Seu blogger é delicioso! Quero todas as receitas. parabéns pelas escolhas.