segunda-feira, maio 12, 2008

Madeleines de pistache e água de flor de laranjeira

English version

Pistachio and orange blossom water madeleines

Lembram-se de quando lhes confessei ser uma viciada em madeleines? Bem, não sou a única. Uma amiga querida minha pode ser chamada de “madeleine monster”. Toda vez que quero preparar algo para ela, tais cookies são a minha primeira opção.

Ela estava chateada comigo e eu precisava me redimir... Uma caixa de madeleines fresquinhas seria uma boa tentativa. E a receita que encontrei no lindo blog da Lorraine pareceu perfeita para a ocasião.

Usei água de flor de laranjeira no lugar de água de rosas – os cookies ficaram deliciosos; entretanto, achei que o sabor da água ficou um pouquinho marcante. Minha amiga não concordou comigo e disse que as madeleines estavam fantásticas.

Se vocês querem agradar um amigo ou precisam se desculpar com alguém, recomendo muito esta receita. :)

Pistachio and orange blossom water madeleines

Madeleines de pistache e água de flor de laranjeira

1 ovo grande
40g de açúcar refinado
1 pitada de sal
25g de pistache, sem sal
2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro, peneirado
50g de manteiga sem sal + 1 colher (sopa) para untar as formas
45g de farinha de trigo
1 colher (sopa) de água de flor de laranjeira
açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 220ºC; derreta toda a manteiga em uma panelinha em fogo baixo e deixe esfriar. Separe 1 colher (sopa) da manteiga fria, unte as formas e polvilhe-as com farinha de trigo.
Moa o pistache com o açúcar de confeiteiro no processador até obter uma farinha fina.

Na batedeira, bata os ovos, o açúcar refinado e o sal por cerca de 5 minutos, até que formem um creme espesso e claro, com aparência de maionese. Coloque a farinha numa peneira e peneire-a sobre a mistura de ovos, misturando em seguida, delicadamente, com uma colher de pau. Acrescente a manteiga reservada, a água de flor de laranjeira e a farinha de pistache e misture bem, mas não vigorosamente.

Coloque a massa nas formas preparadas, cerca de 1 colher (chá) para assadeiras de mini madeleines ou 1 colher (sopa) para madeleines de tamanho regular. Não se preocupe em cobrir todos os entalhes da forma, pois no forno a massa vai se espalhar por eles. Asse por 7 minutos ou até que o topo delas volte ao lugar depois de ser pressionado levemente com a ponta do dedo – verifique depois de 5 minutos para evitar que queimem.
Desenforme as madeleines numa gradinha para que esfriem completamente e polvilhe-as com açúcar de confeiteiro.

Esta receita rendeu 12 madeleines de tamanho regular para a Lorraine; eu dobrei a receita e consegui 15 regulares e 12 maiores (da forma de vieiras que tenho)

Pistachio and orange blossom water madeleines

22 comentários:

Marcia da Paz disse...

Ai q delicia, com um presentinho desse o "aborrecimento" vai embora rápidinho rsrsrs estão lindassss,bjks

Silvinha disse...

Que lembrança meiga! Presentear com algo feio especialmente p/ a pessoa demonstra tanto cuidado... espero que estejam "de bem"! X)

Beijos e boa semana!

Silvia Arruda disse...

Pat, vc é mto chique. Pistache com água de flor de laranjeira deve ser uma combinação fina e saborosa!

Marizé disse...

Eu acho que a sua amiga se vai chatear mais vezes só para ter o prazer de degustar estas maravilhas. :-)

Bj

Gourmandisebrasil disse...

Estas delícias são tão delicadas...
bjo,
Nina.

Axly disse...

Uau, que mistura hein!
Eu tenho mesmo que arrumar essas forminhas lindas^^
E adorei a dica, afinal eu sou tão estabanada às vezes que chateio quem eu amo sem nem perceber! E esses mimos são ótimo para pedir desculpas^^
Kisss pra ti.

Laurinha disse...

Façoo meu o comentário da Marizé.....concordo com ela!
......vou tentar........ 'estou chateada com você!'
Brincadeirinha...não consigo! Depois destas delícias, como poderia?
Não me lembro de ter visto água da flor de laranjeira...(água de rosas eu tenho) aonde posso comprar? alguma em especial?

Beijinhos,

Luciana Macêdo disse...

Também ainda não encontrei as forminhas para fazerasminhas Madeleines.
Sua amiga deve ter ficado encantada com o carinho.
Bjs!

Leila disse...

Patricia, ficaram lindas! eu acho madeleines a coisa mais fofinha do mundo!
beijinhos

Marcia disse...

Patricia, suas madeleines ficaram super delicadas. Com um carinho como esse, não há aborrecimento que resista... bj

Anônimo disse...

Com um cachimbo da paz como esse é impossível não haver tréguas! São lindas e devem ser deliciosas!

Beijo *
Mariana

Sabrina disse...

Cada dia que passa, eu sent0 que preciso muito dessas forminha, socorro!!!! Brincadeirinha....
Ficaram linda, e eu com água na boca.
Beijos

Goreti disse...

Pat, fico sempre na vontade quando vejo as madeleines, falta-me a forma...então...por enquanto fico me deliciando com as suas e das outras queridas, que volta e meia estão postando uma receitinha nova dessa gracinha. A água de flor de laranjeira com certeza faz a diferença, sem exageros, é claro...tem um perfume incrível.

Beijos!!!

Pitadasdilu disse...

Ficaram lindas, também vou ter que comprar as forminhas e a água. Essa água de flor de laranjeira e de rosas se compra onde ?
Tenho certeza que qualquer aborrecimento passaria com uma delícia dessas.
Bjos, Lú.

janeca disse...

É a primeira vez que passo aqui, e vou já ficar chateada com você...
(estou a brincar)quem sabe eu não ganho uma madalena dessas tão gostosa!!!
bjinho

Lua Limaverde disse...

Pat, você tá caprichando na produção das fotos, né? Estão lindas! Sábado agora fiz madeleines com flor de laranjeira também (coloquei uma castanha no meio de cada uma), achei coincidência você fazer uma com pistache, rs. Beijinhos!!!

Patricia Scarpin disse...

Marcinha, fiz questão de agradar. :)
Beijo!

Silvinha, nós estamos, sim. ;)
Beijoca, querida!

Si, achei bem diferente!

Marizé, será? ;)
Beijo!

Nina, obrigada!
xoxo

Axly, é mesmo uma mistura inusitada!
Beijo!

Laurinha, morri de rir contigo, amiga. :)
Eu comprei no Santa Luzia, mas sei que em mercados onde você encontra artigos árabes também tem.
Beijo!

Luciana, ela adorou.
Beijo!

Leila, também adoro as danadinhas.
Beijão!

Marcia, ainda bem que consegui agradar. :)
Beijo!

Mariana, que nome lindo o teu. ;)
Beijo grande!

Sabrina, madeleines viciam. :)
Beijo!

Goreti, que bom que gostou, querida. Obrigada e um beijão!

Luciana, comprei no Santa Luzia, sei que no Santa Maria também tem e em lugares onde se encontram artigos árabes. Na Barra Doce também tem (em Moema, São Paulo).
Beijo!

Janeca, obrigada pela visita, um beijo!

Luna, estou tentando melhorar as fotos, sim, amiga - e que bom que está gostando, fico contente!
A idéia da castanha me parece deliciosa.
Beijo!

Laurinha disse...

Voltei para ver a resp re água de flor de laranjeira... Obrigada!
Pois é, quando comprei a água de rosas, há um tempo atrás,lá perto do Mercadão, nem tive idéia de procurar pela água de flor de Laranjeira...
Obrigada, viu!

Beijinhos,

Agdah disse...

O marido anda me implorando para fazer madeleines, vou experimentar essa receita depois que compara as forminhas.

Cris disse...

Eu também sou meio suspeita Patricia... adoro madeleines e a textura delas é o que mais me chama a atenção. Bem, ficaram lindinhas! Sua forma tem um formato diferente da minha, interessante, parecem maiores. Bjs!

Cláudia disse...

Ah, eu quero uma forma.


bjs

Valentina disse...

Pat,madeleines são algo divino. Uma mordida é como um pequeno sonho na boca da gente.Esta combinação que usastes está divina.