sexta-feira, fevereiro 22, 2008

Madeleines de amêndoas

English version

Almond madeleines

Meu nome é Patricia e me tornei uma viciada em madeleines. :)

Pensando bem, quem consegue resistir a essas belezinhas? Elas são lindas e deliciosas – isso não é ótimo?

Dois ingredientes que adoro usar em baking são iogurte e amêndoas moídas – os baked goods ficam incrivelmente úmidos. Usei uma receita do blog bacana da Mary que usa farinha de amêndoas; o resultado foi uma fornada de madeleines leves e fofinhas. Sou doida por amêndoas, por isso numa próxima vez eu aumentaria a quantidade de essência de amêndoas e diminuiria a baunilha. Fora isso, as madeleines ficaram absolutamente perfeitas.

É a minha terceira vez fazendo madeleines e há muitas outras receitas que quero testar. Quem ler, verá!

Almond madeleines

Madeleines de amêndoas

2 ovos grandes
1/3 xícara (67g) de açúcar refinado
¼ colher (chá) de sal
½ colher (chá) de baunilha
¼ colher (chá) de essência/extrato de amêndoas
1⁄3 xícara (47g) de farinha de trigo peneirada duas vezes
3 colheres (sopa) de farinha de amêndoas (ou moa as amêndoas num processador)
4 colheres (sopa) (57g) de manteiga sem sal, derretida e fria

Pré-aqueça o forno a 190ºC. Unte 12 forminhas de madeleine generosamente com manteiga e polvilhe com farinha de trigo.

Na tigela da batedeira, bata os ovos, açúcar e sal. Bata em velocidade média até obter uma mistura clara, espessa e fofinha – cerca de 4 a 5 minutos.
Junte as essências/extratos de baunilha e amêndoa.

Em velocidade baixa, acrescente a farinha peneirada e a farinha de amêndoas e bata somente até incorporar. Com uma espátula de borracha ou silicone, misture a manteiga derretida, cuidadosamente.

Encha as cavidades da forma quase completamente. Leve as madeleines ao forno e asse até que o topo delas volte ao ser pressionado levemente com a ponta do dedo – 10 a 12minutos.

Deixe esfriar na forma por 2 minutos; transfira as madeleines para uma gradinha para que esfriem completamente.

Rend.: 12 unidades – consegui 15 pequeninas e 5 grandes

Almond madeleines

21 comentários:

Laurinha disse...

:DDDDDD

Também adoro amêndoas, se pudesse, teria uma delícia por semana feita com elas...

Ficaram lindinhas, douradinhas, perfeitas, parabéns!!

Beijinhos,

risonha disse...

concordo com a Laurinha... ficaram super perfeitas... parecem saídas de uma pastelaria.
parabéns

Leila disse...

Oi Patricia, tuas madeleines ficaram very very cute! :)
beijinhos

Anônimo disse...

Ficaram muito bonitas suas Madeleines. Você usou forma de metal ou de silicone?

Parabéns

Luciana Macêdo disse...

Estas delícias com um cafezinho combinam demais.
Nunca fiz Madeleines, mas vou providenciar as forminhas e fazer rapidinho.
Bjs!

Cláudia disse...

Patrícia, estão simplesmente perfeitas e também adoro amêndoas.
Agora fiquei animada para arranjar uma forma dessas. Parabéns!

Anônimo disse...

Oi Patricia - fui na Barra Doce, achei os pistaches sem sal e obrigada pela indicacao, amei a loja. So para te falar que fiz o brownie e o macarrao com tomate, manjericao, azeitona e grana padano hoje. Ou seja, so deu voce no final de semana rs . bjs, Juliana.

Carla Ventura disse...

Olha que coisa! Eu acho q rola mesmo uma sintonia forte nessa blogosfera. hoje me encontrei com a valentina aqui em Londres e, no meio das conversas, a gente falou em você e nós tb fomos comprar minhas formas de madeleines.
Chego aqui e olha o post! Bom q eu ja anoto a receita! Beijo!

Anônimo disse...

Nunca tinha visto madeleines antes...o que é? Tipo um petit four? Ficaram linda...depois coloca a foto das forminhas para a gente ver.
Beijos

Pitadasdilu disse...

Essas madeleines ficaram lindas, tenho que comprar as forminhas para poder fazer, ficam muito fofas.
Bjos, Lú.

Simone Izumi disse...

Que lindas!!! Até parece que sinto o cheiro daqui...rs...
Se puder dar um pulinho no meu blog, vc tem um "premio"a receber..ehhehheeh...
beijao!

Marizé disse...

"Meu nome é Marizé e me tornei uma viciada neste blog..."

Beijocas

Patricia Scarpin disse...

Laurinha, obrigada!
Beijos!

Risonha, obrigada!

Leila, tks, sweetie!
Beijos!

Gustavo, obrigada pela visita! Usei formas de metal.

Luciana, combinam bem com um chazinho também. :)
Beijos!

Cláu, obrigada! Que bom que gostou!

Ju, que bom saber disso! Realmente lá tem várias coisas pra quem gosta de cozinhar. E obrigada por me contar das receitas, adorei saber!
Um beijo!

Carla, a Tina é muito querida.
Beijos!

Fer, elas são como pequenos bolinhos. No meu post de madeleines de limão e mel tem foto das forminhas.
Beijos!

Lu, obrigada!
Beijos!

Si, vou lá olhar, beijocas!

Marizé, você é um doce, amiga, obrigada!
xoxo

Anônimo disse...

Lindas demais!
Parabéns!!!
Taty - CHOCOTATY

Lua Limaverde disse...

Estou com umas amêndoas na geladeira me pedindo para virar estas lindas madeleines... ;-)

Akemi disse...

Patricia, amiga, estes bolinhos são mesmo viciantes! Tantas receitas, não é mesmo? Estou de olho numas glaceadas com limão que está no seu de.li.ci.ous.
Beijos!

Patricia Scarpin disse...

Taty, obrigada!

Luna, você não vai se arrepender, amiga. :)

Clarice, querida, graças ao seu presente maravilhoso é que pude provar estas belezinhas pela primeira vez!
Beijos!

Beatriz Belliard disse...

pois entao, tem mais uma viciada aqui ! madeleline é bom demais mesmo né ? bjs

Denise disse...

Eu amo, amo, AMO madeleines!!!
Mas onde achar as forminhas no Brasil...?
Fico triste só de pensar.
Aqui em Brasília ainda não achei...
Um beijo

Denise disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Letrícia disse...

Quequiéisso, minha gente? Suas madeleines estão perfeitas!!! Tô quase me afogando, de tanta água na boca!