segunda-feira, abril 02, 2007

Carne louca

English version

Carne louca (Crazy beef)

Por mais que seja uma receita bem corriqueira aqui no Brasil, eu nunca tinha feito carne louca. Nunquinha mesmo.
O João me pediu e como eu não sei dizer não aos pedidos dele (só espero que ele não me peça para cozinhar jacaré ou algo do gênero) improvisei a tal carne.

Não sei se a receita correta é essa, mas só tenho uma coisa a dizer: ficou tão gostosa que EU COMI. Sim, queridas leitoras, EU COMI. E só para constar: foram 2 sanduíches. Repeteco sem-vergonha. :D

Carne louca

1 peça de lagarto de 500g
50g de manteiga
100ml de vinho branco ou cerveja
1 cebola grande, picadinha
1 pimentão vermelho, picadinho
10 azeitonas verdes, picadas
2 ½ colheres (sopa) de salsinha picadinha
suco de 1 limão
2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
sal
pimenta

Coloque 1,5 litros de água para ferver.
Numa panela de pressão, aqueça a manteiga até derretê-la. Coloque o pedaço de carne na panela e vá dourando por todos os lados.
Quando a carne estiver bem dourada, acrescente o vinho e a água fervente, tempere com um pouquinho de sal e tampe a panela – quando o chiado começar, abaixe o fogo e conte 40 minutos.
Desligue a panela e espere a pressão sair.

Retire a carne da panela e, com a ajuda de um garfo, desfie toda a peça. Coloque numa tigela e junte a cebola, o pimentão, a azeitona, a salsinha e um pouco do caldo que restou na panela (aprox. 400ml). Tempere com sal e pimenta, junte o limão e o azeite e misture bem.Tampe e deixe a carne curtindo no tempero até o momento de servir.

Carne louca (Crazy beef)

Faça lanchinhos com pão francês e sirva.

Carne louca (Crazy beef)

24 comentários:

Eli disse...

Patrícia aqui também a carne louca é adorada. :) Menina esses seus sanduiches estão de matar.

Lua Limaverde disse...

Ai, que delícia, adoro carne de panela, mas nunca fiz carne louca e com esse pãozinho... e Você comeu, menina! Tava bom mesmo... :)

Anônimo disse...

Patrícia, essa carne é uma maravilha,mas não faço com lagarto,faço com fraldinha, é mais saborosa que o lagarto, pelo menos é o que achamos aqui em casa,e desfia mais fácil...rs..

Renata disse...

Eu nunca ouvi falar de carne louca aqui no Rio. Só conheço pela Internet... :)

Mas eu vim aqui mesmo foi pra dizer que fiz o risoto de palmito. Que delícia! Todo mundo aqui em casa adorou, pediram até pra eu repetir amanhã...

Valentina disse...

Pat, ainda bem que li sentada senao cairia. Voce comeu?!/ Uau!! Agora realmente esta carne esta com uma pinta ótima - sem brincadeira.PArece molhadinha.. Não sei se lembro de carne louca nao. So lembro de voce me falar dela. Vai saber o que e lagarto por aqui : lizard.rss rss rss rss
bjocas oinc, oinc

Akemi disse...

Patricia, esses sanduíches recheadíssimos estão super tentadores! Vou fazer assim desfiadinha da próxima vez! Hummm!

Cris disse...

Eu também nunca fiz, mas gosto muito... boa idéia... temos aniversários este mês!!! Bjs

Cláudia A. disse...

Patrícia, estes sanduíches estão lindos e apetitosos. Além disso, estão em combinação perfeita com o clima tão quente que tem feito aqui em São Paulo. A receita será repetida aqui em casa. Um beijo, Cláudia.

Fer Guimaraes Rosa disse...

ai, essa carnita... eu tambem como, lambendo os beiços! :-))

Silvia Arruda disse...

Patricia, eu tb nunca fiz carne louca em casa... Acho q meu marido Giovanni não iria achar ruim se eu fizesse... coitado!! ele adora carne e tem q seguir uma dieta forçada "meio vegetariana" por minha causa!! hehe

Patricia Scarpin disse...

Eli, agora tb virou favorita lá em casa, amiga.

Luna, eu não resisti, Luna. O cheiro é de matar de água na boca. risos

Lila, quem sabe eu não tento com fraldinha? Obrigada pela dica!

Renata, é mesmo? Que curioso isso, nem estamos tão longe assim. :)
Você não imagina como fiquei feliz com a notícia do risoto. Adorei! Obrigada por dividir comigo!

Tina, pois não é? Tava boa demais, amiga. Fiquei chocada comigo mesma também. risos
Ah, lizard é demais da conta. Paiaça. risos

Akemi, eu lembrei da tua receita depois de fazer a minha! Lembrei da tua e da Karen, amiga!

Cris, rende horrores, amiga. risos

Claudia, obrigada pela visita! Espero que goste!

Fezoca, ficou bem temperadinha!

Si, lá em casa eu acabo fazendo duas receitas, amiga. Uma pra mim e uma pro carnívoro do meu marido. risos

Beijos, meninas!

Marcia da Paz disse...

Carne loca não falta nos niver do Raul, sempre faço, realmente é uma delicia, ficaram lindo e bem recheados seus lanches.....
ah aproveitando, tem como vc passar por email a receita do pão de mel, já li q vc gosta de fazer e suas receitas são tão praticas .... bjs

Beatriz Belliard disse...

Patricia, nunca fiz carne louca, tb nao sou muito chegada a carne, mas se vc comeu entao estava bom mesmo, vou ter que fazer tb, rs

Denise disse...

Oi!
Você não me conhece mas adoro o seu blog!
Amo cozinhar e já fiz várias das receitas que você coloca aqui. deliciosas...
Agora estou atrás de uma receita infalível e gostosa de bem-casado. Vou casar e quero fazer eu mesma os docinhos (e ver se congelam bem). Você tem alguma que recomende? Adoraria uma sugestão.
Bjs

Maria.Helena disse...

adoro carne louca...rs... só não faço muito porque o papi não come...rs..rs..

beijocas

Patricia Scarpin disse...

Marcinha, vou te passar a receita lá de casa, pois fiz umas experiências com a que tem aqui no blog e ficou muito melhor. Amanhã de manhã te envio, ok?

Bia, pode fazer que eu garanto. risos

Denise, obrigada pela visita! Nunca fiz bem-casado e então não tenho nenhuma receita conhecida pra te indicar. Mas dê uma olhada no Orkut, na comunidade da Flavia Millas, lá deve ter a receita dela.

Maria Helena, faça quando tiver visitas, sei que vão adorar.

Beijos!

Anônimo disse...

Patricia, uma vez tentei fazer "de cabeça" e não vingou... vou experimentar qualquer dia essa sua receita, que parece ser infalível... e irresistível também, né?

Querida, boa Páscoa para você para a família!
Beijos

;***

Elvira disse...

Só me apetece roubar um desses pãezinhos maravilhosamente recheados! ;-)

Unknown disse...

Ontem fiz uma com músculo, ficou muito boa, só achei um pouco seca qdo fui dar uma misturadinha hoje.

Srta.T disse...

Finalmente fiz uma receita sua! E acertei!!

O que Cintila em Mim disse...

Jesus, Maria, José salve-me dessa menina!

Anônimo disse...

que lindo este pratotenha serteza que vou fazer.
meu nome e laudiceia

Anônimo disse...

Oi! Adorei a receita! Serve quente ou frio?

Patricia Scarpin disse...

Oi, Fernanda!
Tanto faz - eu gosto de servir frio, já a minha sogra adora quente. Vai de cada um!